segunda-feira, 15 de março de 2010

Somos Um!!!

Vale muito a pena assistir a esse vídeo com atenção! A banda irlandeza U2 faz show em Chicago, nos EUA. Bono convoca a todos os americanos para a campanha "One", em prol do reestabelecimento da consciência social. Como diz o cantor: "Não estamos buscando o seu dinheiro. Estamos buscando as suas vozes."

"Nós somos um, mas não somos iguais.
Temos que carregar um ao outro......
O amor é um templo,
O amor é uma lei maior...
Um amor, um sangue,
Uma vida para fazer o que deveria: uma vida com um ao outro,
Irmãs, irmãos.
Uma vida, mas não somos iguais.
Nós temos que carregar um ao outro
Carregar um ao outro...
Um amor..."

Uma bela semente para reflexão!!!



domingo, 14 de março de 2010

Deus


Uma pessoa, essa semana, levantou para mim a seguinte questão: “A humanidade procura por Deus em diversos cantos, de diversas formas, por diferentes culturas. Chamam-no de tantos nomes, dão-lhe tantas formas, atribuem-lhe tantos feitos e desfeitos, agem e deixam de agir em nome Dele, mas nada sabem a Seu respeito. Como saber a respeito de Deus? Como sentir a presença de Deus? Como você descobre a Deus?” Em resposta, escrevo:


Eu vejo Deus. Eu O conheço, percebo, sinto, ouço, amo! Eu não creio em Deus. Crer, nesse caso, é muito pouco, é limitado. Eu sei que Ele está aqui, sei que Ele é sempre presente em tudo o que há dentro e fora de mim. Eu sinto Deus quando tomo um banho de chuva, quando observo o mar, quando pulo em uma piscina, quando entro embaixo do chuveiro e fecho os olhos. Eu vejo Deus quando observo meus sobrinhos brincando, quando abraço forte as pessoas que eu amo, quando olho o pôr do sol, o céu estrelado, quando deito no chão do meu quintal para observar a lua cheia. Eu percebo Deus quando fecho os olhos ao ouvir minhas músicas preferidas, quando me emociono ao ver um filme ou ouvir uma história de amor, quando sinto o vento nos cabelos, ou observo um pássaro voando lá no alto, em meio ao azul absoluto do céu. Ouço Deus quando canto a oração de São Francisco, ou as músicas evangélicas cantadas com fervor, ou os mantras indianos repetidos com tanta fé, ou quando escuto qualquer outra canção ou qualquer prece dirigida a Ele com sinceridade e suavidade.


Eu enxerguei a Deus todas as vezes em que me apaixonei e achei que seria pra sempre. Em todas as confidências, risadas e lágrimas compartilhadas com meus amigos, minhas primas e minhas irmãs. Vejo Deus cada vez que deito no colo da minha mãe, cada vez que ouço dela um conselho, uma bronca ou uma lição, cada vez que divido com ela os acontecimentos do meu dia a dia. Sinto Deus sempre que ouço meu pai tocar violão, ou contar piadas, ou reclamar dengoso de alguma coisa fora do lugar, sempre que me deito a seu lado e paro pra ouvir suas histórias. Percebo Deus todas as vezes em que meu irmão sorri pra mim, ou divide comigo um pensamento seu, e em cada brincadeira de infância que compartilhamos.


Estive com Deus todas as vezes em que amei sem esperar nada em troca, todas as vezes em que disse não a algo ou alguém para manter a minha consciência tranquila. Senti a Deus, profundamente, todas as vezes em que estive no fundo do poço, pois foi apenas pela energia divina que consegui reunir meus pedaços. Percebo Deus cada vez que olho para trás e consigo sentir gratidão e amor por cada coisa boa ou ruim que já me aconteceu, pois sinto a presença Dele em todas as coisas, sempre a me guiar pelo caminho que devo seguir.


Sinto Deus em cada lágrima, em cada palavra e em cada sorriso que saem do meu coração. Vejo-O cada vez que encontro novos amigos que são desde sempre amores da minha alma. Senti Deus quando recusei crenças equivocadas, e O vi quando aprendi a respeitar todas as crenças diferentes da minha. Já senti Deus em várias igrejas, em vários templos, através de diversos cânticos, assim como já o percebi em um show, ao ver milhares de pessoas cantando juntas, sob a chuva, uma música de amor. Já ouvi Deus através de diversos discursos, de vários livros, de várias músicas, de várias histórias, de várias palestras, de vários conselhos. Já vi Deus no telefonema de um amigo preocupado comigo, no email de uma amiga com saudades, num abraço apertado de um reencontro onde as palavras não poderiam entrar, no sorriso de uma amiga de várias caminhadas, em inúmeros e inesquecíveis momentos de cumplicidade com quem eu amo. Vi Deus quando fiquei até de madrugada olhando as estrelas e conversando com uma de minhas irmãs, ou quando ri até chorar junto com a outra. Senti Deus quando saí para caminhar e conversar com meu avô, pouco tempo antes dele morrer, e agradeço profundamente a Deus por ter estado com ele em seus últimos momentos de vida aqui.


Vejo Deus quando abraço forte meus sobrinhos, ou quando os coloco para dormir. Sinto Deus cada vez que amo, perdôo, volto atrás em atitudes que descobri estarem erradas, cada vez que recomeço. Percebo Deus quando deixo de julgar os outros, quando respeito as diferenças, quando abro a minha mente para aprender. Sinto Deus quando aprendo, quando sei, quando conheço, quando cresço. Escuto a Deus quando erro e algo me faz voltar aos eixos. Vejo Deus quando me canso dessa vida e, ao final de uma crise de choro, vem o pensamento: “Tudo bem. Vai passar! Siga em frente, pois você não está sozinha.”


Deus está em tudo e em todos. Não há nada fora de Deus. Deus é cada amor e cada forma de amar. Então eu amo, e percebo, e vejo, e escuto, e sinto a Deus, simplesmente e integralmente, quando fecho os olhos e olho para mim mesma, e quando observo que minha mente possui uma fé livre e ilimitada, que é permeada de amor e respeito. Quando sei que meu espírito é capaz de louvar a Deus em todas as línguas, em todas as culturas, por diversos nomes, em diferentes templos, em reuniões públicas e no silêncio do meu quarto, porque eu sou parte de Deus, porque tenho em mim a mesma essência divina que em tudo circula, porque sei e entendo que Deus não está em nenhum lugar, pois Ele é todo lugar. Sei que não preciso procurá-lo porque Ele já me achou. Sei que não preciso pedir e clamar, porque Ele conhece meus segredos e anseios, e sabe o que é melhor para mim.


Posso apenas amá-lo, com toda a força do meu coração, com toda a essência do meu espírito, com todas as células do meu corpo. E agradecer por Ele estar sempre comigo, por me permitir percebê-lo através de todo amor que me circula e que perpassa meu Ser, e por ter me ensinado a vê-lo em todos os lugares, em todas as pessoas e em todas as coisas, porque é só através de Deus que encontro a mim mesma, e descubro em meu coração a paz e a felicidade que tanto busquei. É só através de Deus que descubro o sentido da minha vida e consigo, todas as noites, colocar a cabeça no travesseiro e, sentindo a consciência limpa e o coração cheio de amor, suspirar fundo e dizer em silêncio: “Obrigada, meu Pai!!! Simplesmente obrigada!!! E que eu ame a tudo e a todos, amando apenas Você!!!”