quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Trecho do livro "A Arca", por Jair Tércio


 
"Ventava demasiadamente, e sentados num ambiente divino de uma serra, o Iluminado e a humanidade, contemplavam a montanha diante deles. Num determinado momento, ela perguntou-lhe: o que faz com que a montanha toque o céu? 

O Iluminado respondeu: se podemos explicar, então não é. Aquiete e experimente. Aprenda que a experiência diz muito; e se é direta, correta e completa, diz tudo. Lembre-se que, aquele que contempla busca a essência; quem contempla caminha para o Santuário da Luz que lhe é interior; quem contempla tende a encontrar o Deus que lhe é íntimo. Portanto, deixe o seu coração alegre com isto. 

A humanidade reagiu: então você já não dá mais atenção à lógica e à razão. 

Neste momento, passava, voando, uma borboleta. 

Borboleta! Chamou o Iluminado – como é que você faz para não perder seu destino com tamanha ventania? 

A borboleta respondeu: nunca pensei nisso. 

Que tal pensar agora, pois nossa amiga aqui gostaria de ouvir uma explicação! 

A borboleta olhou para suas asas e começou: bem... eu fixo o meu objetivo... não, não é bem isso... tenho que aproveitar o vento... 

Durante um tempo, a borboleta tentou explicar como fazia, e a medida que tentava, ia confundindo-se cada vez mais. Quando quis continuar seu caminho, já não podia mais voar. 
Daí ela disse: me desculpem, pois na preocupação de lhes mostrar como voo, perdi o equilíbrio, tenho que retornar ao que estava fazendo. 

Isso é o que acontece com quem deseja explicar tudo, principalmente, quando devem estar somente agindo. Depois disso a borboleta calou-se e continuou o seu caminho. 

O Iluminado só olhou para a humanidade que esclarecida pôs-se a experimentar.

2 comentários:

  1. Isso quer dizer que é melhor agir pelo movimento inteligente do ser ? ... É melhor ser o que se é naturalmente do que pensar que sabe o que/quem é ? O movimento tem mais vida do que o pensamento ? Movimento é sentimento ? Sentimento é experiência sem nome ? O que é realmente uma coisa ?

    Desculpe por tantas perguntas, estou curiosa... estou aprendendo...

    ResponderExcluir