quinta-feira, 1 de julho de 2010

A essência divina interior, por Sathya Sai Baba:


O Amor é a verdadeira forma de Deus. Seu principal dever é reconhecer este princípio eterno do amor.

Hoje vocês estão à procura da divindade. Qual a necessidade de procurar aquilo que está em todos os lugares, em todos os momentos? Vocês estão à procura de Deus, mas não percebem que Deus está sempre com vocês e em vocês. Procuram obter a visão de Deus através da meditação. Entretanto, não deveriam se sentir satisfeitos executando somente tais práticas espirituais. O princípio eterno, imortal, maravilhoso e feliz da divindade está presente em todos os lugares. Vocês devem se esforçar para perceber esta verdade. Este é o caminho real para atingir a meta da vida.

As pessoas estão se esforçando para perceber a verdade, mas os seus esforços não estão rendendo o resultado desejado. A Divindade é a própria incorporação da felicidade eterna e está presente em todos nós. Como podem visualizá-la? Primeiramente, devem entender que não há nenhum poder superior à verdade neste mundo. Sua primeira obrigação é reconhecer o princípio da verdade presente em vocês.
Mas estão se esquecendo de sua divindade inata. Estão executando várias práticas espirituais para experimentar a divindade. Na realidade, não precisam executar qualquer prática especial para obter a visão de Deus, que sempre está com vocês, em vocês, acima e ao seu redor. Não há nenhuma necessidade de procurar por Ele.

É um sinal de ignorância procurar por Deus, que é inerente a tudo. É um engano pensar que só os que executam práticas espirituais são capazes de atingir o estado de intelecto equânime em todas as situações.

Manifestações do Amor Divino,

Vocês continuam a se procurar no mundo externo? Quem age assim só pode ser chamado de tolo. Se vocês querem se ver, devem voltar sua visão para dentro. Infelizmente, vocês estão se afastando de seu próprio ser sagrado, viciando-se em várias práticas com perspectiva mundana. Vocês são dotados do princípio sagrado do amor. Este Amor Divino é a sua natureza intrínseca, que não surge, nem se vai. A Divindade não tem nem nascimento nem morte. Está sempre presente em vocês. Em vez de desperdiçar seu tempo com vários tipos de práticas espirituais, percebam a verdade que é o 'Eu Sou'.

Aquele que percebe esta verdade não precisa executar qualquer prática espiritual. De onde vem este “Eu”? Ele está em vocês. Sem percebê-lo, vocês procuram o Ser Divino no mundo externo. Precisam perceber que esta Divindade está em vocês. Mas, por causa da ilusão, vocês identificam o princípio do 'Eu' com o seu corpo. Na realidade, 'você' é diferente do corpo. Deveriam entender esta verdade e agir adequadamente.

O verdadeiro aspirante espiritual é aquele que percebe que Deus está presente dentro de si. Algumas pessoas se sentam em algum local, fecham os seus olhos e tentam contemplar a Divindade. Ninguém precisa procurar por sua sombra, que está sempre consigo. De maneira semelhante, a Divindade que vocês estão procurando no mundo externo está presente em vocês.


(De um discurso proferido em Prasanthi Nilayam, no dia 21/03/2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário